CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DOM GIUSSANI

Entre, observe e constate a beleza do Centro de Educação


Infantil Dom Giussani, que não só acolhe e cuida,


mas educa por meio de um olhar humano.




quarta-feira, 17 de março de 2010

PROJETO ADAPTAÇÃO E ACOLHIDA

O Projeto Adaptação e acolhida tem a duração de 15 a 20 dias. É o primeiro projeto do ano letivo e tem como proposta acolher e inserir as crianças na creche. É um momento de muita ludicidade.



A modernidade trouxe a necessidade de iniciar a escolarização da criança cada vez mais cedo, trazendo com isso grandes desafios para a família. A entrada da criança na instituição de educação infantil é um momento bastante delicado, pois tudo é diferente. A separação, o medo do novo e do desconhecido são aspectos que precisam ser considerados nessa transição.
A adaptação deve envolver a família, os educadores e a criança com procedimentos adequados para a facilitação deste processo.

Desta forma, a instituição tem que estar preparada com ações, para que possa atender a necessidade da criança e sua família para que esse momento seja menos sofrido sem deixar traumas futuros. Após algumas atividades as crianças logo começam a socializar-se.

2 comentários:

  1. Penso que é um momento oportuno para conversarmos com os pais/famílias a importância deste início e promover muito encontros com os mesmos para que possam acompanhar de perto o trabalho realizado pelo grupo, que é muito bom!Posso garantir, porque estou de perto com um grupo de professoras/monitoras no PROINFANTIL - Programa de Formação de Professores da Educação Infantil em parceria com o MEC/ Agência Formadora do Estado/ Secretaria Municipal de Educação de Salvador.
    Patricia Paim

    ResponderExcluir

Músicas